Iniciado no Governo FHC MASSSS
Houve a mudança de Governo. Após idas e vindas, o Governo Lula solicitou novas propostas sem demonstrar convicção, as quais perderam validade em 31 de dezembro de 2004, e o Brasil não solicitou mais qualquer renovação, encerrando a concorrência, tida por todos como um verdadeiro "papelão" a nível mundial.
Os finalistas para o short list são a Boe ing (F-18E/F Super Hornet), SAAB (Gripen NG) e Dassault (Rafale C ou F-3)
A Boeing recentemente ofereceu a fabricação dos caças no Brasil, com o apoio americano e da US Navy, e também colaboração no projeto da Embraer co cargueiro C 390, o que seria muito vantajoso para o Brasil comercialmente, porém não garantiram abertura de códigos fontes do F-18SH, o que é péssimo para a FAB tanto para a impossibilidade de integração de mísseis/bombas nacionais quanto para o conhecimento que poderia se obter para dominarmos a tecnologia para futuros projetos nacionais.A SAAB convidou semana passada jornalistas brasileiros para uma visita na SAAB (Suecia), para conhecer o caça, enquanto que a Dassault está estranhamente calada na mídia nacional (não sabemos nos bastidores).Os russos pediram uma revisão das ofertas, que foi aceito pelo MD, porém é certo que o SU-35 está fora do FX-2,
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