domingo, 19 de abril de 2009

MST bloqueia fazenda de Dantas no Pará e impede saída de pessoas


Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) bloquearam mantêm neste domingo (19) o bloqueio da entrada da fazenda de uma empresa ligada ao grupo Opportunity, pertencente ao banqueiro Daniel Dantas, no sul do Pará

Os membros do grupo impedem a saída de cerca de 300 pessoas da propriedade. São funcionários, parentes e jornalistas. O grupo liberou a saída de um repórter da TV Liberal, filiada da Rede Globo, que era mantido no local.

O governo do Pará enviou para o local - o município de Xinguara, próximo a Eldorado dos Carajás - policiais e uma comissão de negociadores. A Polícia Militar do Pará deslocou 40 homens de sua tropa de elite, com armamento não letal.
"Não vamos permitir desrespeito ou violação de direitos humanos. O Estado conseguiu reduzir pela metade os conflitos agrários e está presente desde o primeiro momento em toda a região", declarou o chefe da Casa Civil do governo estadual, Cláudio Puty.

Tiroteio
Na tarde de ontem, os trabalhadores tentaram invadir a sede da fazenda. Houve confronto com os seguranças e pelo menos oito pessoas ficaram feridas em um tiroteio.

Parte das terras da fazenda está ocupada por integrantes do MST desde fevereiro. Na ocasião, o MST alegou ter invadido a fazenda em protesto contra declarações do presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, que havia dito que repasses de verbas públicas ao movimento são ilegais. A fazenda fica próxima ao local que foi palco, em 1996, do que ficou conhecido como o "massacre de Eldorado dos Carajás", quando 19 trabalhadores morreram em um confronto com policiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário