quarta-feira, 15 de abril de 2009

internet pela rede elétrica


A democratização da internet está mais perto do que nunca. Em breve a web chegará aos internautas pela mesma fiação da luz no projeto que ganha força chamado de internet pela rede elétrica.A exploração do serviço já foi aprovada em consulta pública pela Anatel (Agência NAcional de Telecomunicações) e a novidade vai trazer acesso mais rápido, barato e simples. No Brasil, a nergia elétrica alcança 95% das residências, sinal de que a web caminha para um salto significativo.Não é necessário infra-estrutura. Imagine que de qualquer lugar, o consumidor de informação terá acesso ao digital. Para garantir a conexão, basta ter fio e tomada.Há dois tipos de internet pela rede elétrica: a PLC (Power Line Comunications), que permite tipos variados de banda, e o BPL (Broadband over Power Lines), conhecida como banda larga. A velocidade da conexão pode alcançar 200 Mbps, número muito superior aos padrões brasileiros, segundo os quais as velocidade mais rápidas não passam 30 Mbps.
As empresas Panasonic e Eletropaulo já anunciaram testes da nova
tecnologia

"Não há como negar a influência que causará nos aparelhos médicos, provocando o mal funcionamento em alguns casos", diz uma nota publicada no site do Ministério.
Um grupo formado por 115 usuários de rádio-amadores também pediu ao governo a suspensão da tecnologia, pois afirma que as ondas elétricas impedirão as comunicações por esse meio.
Os técnicos e promotores do PLC dizem que ainda existem muitos ajustes a serem feitos. Mas são unânimes em afirmar que a tecnologia revoluncionará o estilo de vida atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário